O Governo não está investindo o necessário na educação, pois como diz o ditado popular, em terra de cego quem tem um olho é rei, por que então os políticos investiriam em educação? Para curar os olhos dos cegos? Temos até trineto de barão no Governo, e com certeza pessoas assim tiveram uma ótima educação, temos também alguns que tiveram uma educação não tão boa, como o presidente Lula, mas os filhos destes homens que conseguiram ter certo poder aquisitivo com certeza tiveram uma boa educação. Acaso eles irão querer perder a vantagem que a boa educação lhes dá, e que dará aos seus filhos? Eu creio que não.
O Governo não está querendo saber se o aluno aprendeu ou não, eles querem que os alunos passem de ano, formem e peguem seus diplomas, pois assim o Governo pode dizer que está “acabando com o analfabetismo no Brasil” (mas estão criando analfabetos funcionais), não importando se aprenderam de verdade, afinal de contas, o que “importa mesmo são os números de alfabetizados” que consta no relatório do Governo. Uma demonstração dessa falta de vergonha é a escola ciclada (os próprios professores a criticam), que foi implantada no ensino fundamental da re pública de educação de Mato Grosso, pois na escola ciclada o aluno só reprova em determinadas séries, como 5ª e 8ª série, não podendo reprovar na maiorias das séries, pois desse jeito fica mais difícil ter alunos repetentes, e mais fácil ter alunos formados, mesmo que sem o conhecimento devido.
Outro ponto da política educacional é a falta de infra-instrutora para professores e alunos (tem lugares que não tem nem livros, nem merenda para todos os alunos, quem dirá equipamentos como retro-projetores [uma imagem vale mais que mil palavras, um retro-projetor é essencial, todas as escolas particulares tem], além do mais, o visual das escolas públicas parece mais com um presídio), a falta de treinamento para os professores (lembrando que se de cem professores um não entendeu o treinamento, o Governo deve pegar esse um e explicar até que ele entenda, afinal de contas ele dará aula para alguém, e para que esse alguém não seja prejudicado, ele tem que estar preparado), e também a falta de incentivos que os professores tem, principalmente com relação ao salário, alguns professores não têm material suficiente na escola para dar uma boa aula, e aqueles que se preocupam realmente com a qualidade da aula, tiram dinheiro do próprio bolso para comprar tais materiais e, assim poder dar a melhor aula que eles podem (falo isso porque já vi com meus próprios olhos materiais escolares comprados com dinheiro do bolso de professores, e que por sinal ganham muito pouco), e quando entram na sala de aula dão de cara com alunos que não tem vontade de aprender e ainda por cima desrespeitam o professor, tendo até casos de violência, que se intensificam graças a “sensação” de impunidade existente no Brasil (sensação entre aspas porque menor de idade não é punido mesmo). O Governo deveria olhar mais os professores e alunos.
Continua na postagem abaixo:
domingo, 24 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário