terça-feira, 26 de janeiro de 2010

IMPÓSTOS BRASILEIROS: ABUSIVOS E COM POUCO RETORNO


Até quando o Governo vai continuar cobrando impostos abusivos aqui no Brasil? Nós somos um país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. O Japão tem uma carga tributária em média 50% menor que a do Brasil, e ele é a segunda maior econômia do mundo, os E.U.A que é o país mais consumista, e o que tem a maior economia do mundo, tem uma carga tributária menor que a nossa também. Os estrangeiros quando descobrem o valor da nossa carga até se assustam.

Países como Alemanha tem uma carga tributária parecida com a do Brasil, mas vocês acham que o Brasil é igual à Alemanha? A saúde, educação e segurança dos brasileiros são iguais as dos alemães? A resposta é não. Na Alemanha existe uma distribuição de renda muito, mas muito melhor que a brasileira (que por assim dizer, não tem distribuição de renda nenhuma), a educação alemã é boa, mas a Alemanha tem uma coisa em comum com o Brasil, ambos os países são ricos, tanto que o Brasil é visto como uma potência no exterior. Mas porque um país como o Brasil, um país rico e poderoso, e que a cada dia fica mais rico e poderoso, por que um país como o nosso tem um povo tão pobre, porque o Brasil está roubando o dinheiro do seu povo? Porque não reduzem os impostos? Eu vejo uma explicação para as duas perguntas; aumentam os impostos ao invés de diminuir para fazer panetones, roubam para colocar o dinheiro numa meia ou cueca, ou para quem prefere outro termo, caixa dois serve? Um estudo elaborado por Maria Helena Zockun, pesquisadora da Fipe, mostra que, em 1996, famílias que ganhavam até dois salários mínimos gastavam 28% da renda com impostos. Em 2004, 49% da renda foi para o Fisco. As famílias com renda superior a 30 mínimos gastavam 18% da renda com impostos em 96. Em 2004, gastaram 26%.
"Como os mais pobres gastam mais parte da renda com consumo, ficam vulneráveis", diz Maria Helena. Mas não são só os pobres que sofrem com os impostos altos não, a classe média também, alias, é a classe média quem sustenta o Governo, é ela quem enche mais os cofres públicos (e para que? Para fazer panetone?), nós trabalhamos 146 dias do ano, ou seja 4 meses e 26 dias, tudo isso para pagar imposto, e o que ganhamos em troca? Insegurança, falta de educação e falta de saúde, é isso que vejo que ganhamos, lógico, tem políticos que trabalham, apresentam bons projetos, mas esses projetos não são aprovados. Tem um projeto apresentado para reformar a carga tributária desde a década de 90, que até agora não foi votado, e tem outro mais ressente, mas também não foi votado ainda. Mudanças já, chega de tantos impostos, muito menos impostos que não tem retorno, façamos reformas na carga tributária já, mas não qualquer reforma, e sim uma reforma que diminua os impostos e faça o pais crescer.

Nós pagamos 68% de tributos em um saco de açúcar, 65% no de cimento, e 61% no litro da gasolina, chega, o país não vai parar de desenvolver se os impostos forem diminuídos, eu vejo muito pelo o contrário, com menos impostos surgirão mais indústrias, e indústrias já existentes crescerão mais, e isso gerará mais emprego, e o povo vai ter mais poder aquisitivo, o que os levará a comprar mais (comprando mais, as indústrias crescerão mais e surgirão nosvas indústrias...), e tendo mais compras e mais emprego, além do povo ficar mais feliz, o país vai ganhar mais impostos, e crescerá mais. Portanto, lutemos para diminuir os impostos já, pois assim teremos uma vida melhor, e não nos esqueçamos de cobrar os impostos que pagamos para que retornem para nós através de investimentos, principalmente em saúde, segurança e educação, e depois destes que invistam em laser também.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi querido,você é bastante crítico em suas postagem, vejo que além de crítico é muito revoltado com certas situações que vão além dos nossos ânseios e de nossas crenças, que bom né , imagine só, se todos nos pensassemos redondinho o mundo seria ainda pentagonal, essas diferenças fazem com que, nos seres humanos refletisssimos muito,sobre a atuação dos nossos representante no governo.
    Essa análise deve ser criteriosa com sabedoria e bem profunda,pois muitos se canuflam diante de suas responsabilidades.Sabemos que podemos reverter essa situação, entra na questão "o poder do voto", temos aí uma arma poderosa em nossas mãos, portanto, nãousam devido a ignorância da maioria da população brasileira que vivem de migalhas,esmolas dos políticos em troca de seus votos.
    devemos lançar um olhar crítico inovador e analisar os nossos atuais políticos cuidadosamente só assim, podemos "melhorar" esse país, votar naqueles que realmente fizeram algo de bom, que se preocupam com a saúde pública por uma Educação de Qualidade e igualitária a todos.

    ResponderExcluir