terça-feira, 26 de janeiro de 2010

IMPÓSTOS BRASILEIROS: ABUSIVOS E COM POUCO RETORNO


Até quando o Governo vai continuar cobrando impostos abusivos aqui no Brasil? Nós somos um país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. O Japão tem uma carga tributária em média 50% menor que a do Brasil, e ele é a segunda maior econômia do mundo, os E.U.A que é o país mais consumista, e o que tem a maior economia do mundo, tem uma carga tributária menor que a nossa também. Os estrangeiros quando descobrem o valor da nossa carga até se assustam.

Países como Alemanha tem uma carga tributária parecida com a do Brasil, mas vocês acham que o Brasil é igual à Alemanha? A saúde, educação e segurança dos brasileiros são iguais as dos alemães? A resposta é não. Na Alemanha existe uma distribuição de renda muito, mas muito melhor que a brasileira (que por assim dizer, não tem distribuição de renda nenhuma), a educação alemã é boa, mas a Alemanha tem uma coisa em comum com o Brasil, ambos os países são ricos, tanto que o Brasil é visto como uma potência no exterior. Mas porque um país como o Brasil, um país rico e poderoso, e que a cada dia fica mais rico e poderoso, por que um país como o nosso tem um povo tão pobre, porque o Brasil está roubando o dinheiro do seu povo? Porque não reduzem os impostos? Eu vejo uma explicação para as duas perguntas; aumentam os impostos ao invés de diminuir para fazer panetones, roubam para colocar o dinheiro numa meia ou cueca, ou para quem prefere outro termo, caixa dois serve? Um estudo elaborado por Maria Helena Zockun, pesquisadora da Fipe, mostra que, em 1996, famílias que ganhavam até dois salários mínimos gastavam 28% da renda com impostos. Em 2004, 49% da renda foi para o Fisco. As famílias com renda superior a 30 mínimos gastavam 18% da renda com impostos em 96. Em 2004, gastaram 26%.
"Como os mais pobres gastam mais parte da renda com consumo, ficam vulneráveis", diz Maria Helena. Mas não são só os pobres que sofrem com os impostos altos não, a classe média também, alias, é a classe média quem sustenta o Governo, é ela quem enche mais os cofres públicos (e para que? Para fazer panetone?), nós trabalhamos 146 dias do ano, ou seja 4 meses e 26 dias, tudo isso para pagar imposto, e o que ganhamos em troca? Insegurança, falta de educação e falta de saúde, é isso que vejo que ganhamos, lógico, tem políticos que trabalham, apresentam bons projetos, mas esses projetos não são aprovados. Tem um projeto apresentado para reformar a carga tributária desde a década de 90, que até agora não foi votado, e tem outro mais ressente, mas também não foi votado ainda. Mudanças já, chega de tantos impostos, muito menos impostos que não tem retorno, façamos reformas na carga tributária já, mas não qualquer reforma, e sim uma reforma que diminua os impostos e faça o pais crescer.

Nós pagamos 68% de tributos em um saco de açúcar, 65% no de cimento, e 61% no litro da gasolina, chega, o país não vai parar de desenvolver se os impostos forem diminuídos, eu vejo muito pelo o contrário, com menos impostos surgirão mais indústrias, e indústrias já existentes crescerão mais, e isso gerará mais emprego, e o povo vai ter mais poder aquisitivo, o que os levará a comprar mais (comprando mais, as indústrias crescerão mais e surgirão nosvas indústrias...), e tendo mais compras e mais emprego, além do povo ficar mais feliz, o país vai ganhar mais impostos, e crescerá mais. Portanto, lutemos para diminuir os impostos já, pois assim teremos uma vida melhor, e não nos esqueçamos de cobrar os impostos que pagamos para que retornem para nós através de investimentos, principalmente em saúde, segurança e educação, e depois destes que invistam em laser também.

domingo, 24 de janeiro de 2010

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA PEDE MUDANÇAS



Existem quatro pontos essenciais que precisam ser mudados urgentemente se quisermos ter um ensino de qualidade na rede pública de educação (pelo menos dois desses pontos precisam ser mudados na rede privada de educação também). Esses quatro pontos principais são; o investimento que o Governo da, a maneira de contratar professores (tem que ser excluídos os professores ruins e sem didática), a falta de atenção e vontade de aprender dos alunos, e a falta do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos. Todos esses pontos serão explicados nas outras postagens logo abaixo pela ordem:

O Governo Não Educa Como Deveria!

O Governo não está investindo o necessário na educação, pois como diz o ditado popular, em terra de cego quem tem um olho é rei, por que então os políticos investiriam em educação? Para curar os olhos dos cegos? Temos até trineto de barão no Governo, e com certeza pessoas assim tiveram uma ótima educação, temos também alguns que tiveram uma educação não tão boa, como o presidente Lula, mas os filhos destes homens que conseguiram ter certo poder aquisitivo com certeza tiveram uma boa educação. Acaso eles irão querer perder a vantagem que a boa educação lhes dá, e que dará aos seus filhos? Eu creio que não.
O Governo não está querendo saber se o aluno aprendeu ou não, eles querem que os alunos passem de ano, formem e peguem seus diplomas, pois assim o Governo pode dizer que está “acabando com o analfabetismo no Brasil” (mas estão criando analfabetos funcionais), não importando se aprenderam de verdade, afinal de contas, o que “importa mesmo são os números de alfabetizados” que consta no relatório do Governo. Uma demonstração dessa falta de vergonha é a escola ciclada (os próprios professores a criticam), que foi implantada no ensino fundamental da re pública de educação de Mato Grosso, pois na escola ciclada o aluno só reprova em determinadas séries, como 5ª e 8ª série, não podendo reprovar na maiorias das séries, pois desse jeito fica mais difícil ter alunos repetentes, e mais fácil ter alunos formados, mesmo que sem o conhecimento devido.
Outro ponto da política educacional é a falta de infra-instrutora para professores e alunos (tem lugares que não tem nem livros, nem merenda para todos os alunos, quem dirá equipamentos como retro-projetores [uma imagem vale mais que mil palavras, um retro-projetor é essencial, todas as escolas particulares tem], além do mais, o visual das escolas públicas parece mais com um presídio), a falta de treinamento para os professores (lembrando que se de cem professores um não entendeu o treinamento, o Governo deve pegar esse um e explicar até que ele entenda, afinal de contas ele dará aula para alguém, e para que esse alguém não seja prejudicado, ele tem que estar preparado), e também a falta de incentivos que os professores tem, principalmente com relação ao salário, alguns professores não têm material suficiente na escola para dar uma boa aula, e aqueles que se preocupam realmente com a qualidade da aula, tiram dinheiro do próprio bolso para comprar tais materiais e, assim poder dar a melhor aula que eles podem (falo isso porque já vi com meus próprios olhos materiais escolares comprados com dinheiro do bolso de professores, e que por sinal ganham muito pouco), e quando entram na sala de aula dão de cara com alunos que não tem vontade de aprender e ainda por cima desrespeitam o professor, tendo até casos de violência, que se intensificam graças a “sensação” de impunidade existente no Brasil (sensação entre aspas porque menor de idade não é punido mesmo). O Governo deveria olhar mais os professores e alunos.

Continua na postagem abaixo:

O Governo Erra ao Contratar Alguns professores


Os professores ruins e a falta de didática (prefiro chamar de arte de ensinar) de outros contribuem para uma péssima educação. Pois a meu ver existem alguns professores ruins que não se preocupam se o aluno está aprendendo ou não, só querem a mixaria do salário no final do mês (para mim o que o Governo paga para os professores é uma mixaria). Já outros até tentam ensinar, mas o ensinamento que esses passam não são de alto nível, pois eles não tem o dom de ser mestre, dom para transmitir conhecimento, e a falta desse dom é visível, pois ensinando a mesma matéria, os alunos aprendem bem mais, e prestam bem mais atenção em um professor com o dom do ensino, e aprendem menos, e não tem a sua atenção chamada inteiramente para as palavras do professor sem o dom do ensino, essa é a chamada aula que dá sono, não porque a matéria da sono, mas porque o ensinamento de tal professor sem o dom de ensinar dá sono. Já pensaram se um técnico colocasse o Giba no lugar do Kaká e vice versa? Os jogos desses times seriam péssimos, com certeza esse técnico seria despedido.
Hora, acaso alguém aqui colocaria um jogador com dom de jogar vôlei para jogar futebol em um campeonato? Lógico que não, quem tem dom para o vôlei joga vôlei, quem tem dom para o futebol joga futebol. Porque então o Governo coloca professores que não tem o dom de ensinar para ensinar? Vai vê é porque estão muito ocupados colocando e tirando dinheiro nas meias e cuecas.

Continua na postagem abaixo:

A Falta de Atenção e De Vontade de Aprender Dos Alunos

A falta de interesse dos alunos é outro ponto, pois em uma sociedade capitalista como a nossa, vários alunos se perguntam, eu estudar física para saber as fórmulas da matéria de óptica, estudar matemática para saber resolver uma matriz, isso tudo vai me deixar rico? O que muda na minha vida se eu aprender isso? Lógico, algumas matérias a maioria das pessoas nunca usarão na vida, a vida delas não irá pedir pleno conhecimento de algumas coisas, mas esse tipo de pensamento acaba prejudicando o aluno, pois sem ter pleno conhecimento das coisas, o aluno acaba julgando matérias importantes como se fossem uma dessas matérias que ele nunca vai usar, e por essas e outras ele não aprende como deveria, esse tipo de pensamento é perigoso, pois como eu disse, há coisas desnecessárias para a nossa vida nesta terra, mas temos que tomar cuidado para não confundirmos coisas necessárias com desnecessárias.
Também tem aqueles alunos que não querem aprender mesmo, e faltam várias aulas (o que leva a isso pode ser algum problema familiar, ou outro tipo de problema, ou vagabundisse mesmo.), e outros que acabam se envolvendo demais com o futebol e outros esportes e acabam trocando isso pela sala de aula, fora os que se envolvem com o mundo das drogas, e a sociedade com isso acaba perdendo um cidadão de bem e ganhando um marginal.
A violência de certos alunos também atrapalha a aula, pois alguns alunos brigam entre si na escola e, chegam até a ameaçar os professores dizendo coisas como, se eu não passar de ano ta aqui um presente para senhora professora (o aluno pega e mostra um revolver para a professora), e isso não é invenção, no Jornal Nacional passou uma reportagem em que o professor foi ameaçado pelo aluno desse jeito. Isso se deve a má formação do individuo pela família, e a impunidade que nós temos aqui no Brasil, porque se a família estivesse cumprindo o seu papel de educar os filhos direito, teríamos menos casos como esse, e se a família não resolveu e o individuo se tornou uma ameaça para a sociedade, o Governo deveria intervir e punir tal individuo (cadeia mesmo), doa a quem doer, se a mãe reclamar deveriam falar para ela ter educado o filho melhor, porque certos princípios nós aprendemos dentro da família e não na escola ou outros lugares, e se a família não ensina, então tanto a criança como adolescente e adulto não respeitarão tais princípios (como diz o velho ditado, toda a regra tem exceção), e isso também interfere na educação do país, pois se a criança ou adolescente entra para o tráfico e vira um criminoso, vai ser um aluno a menos na escola, e mais um analfabeto na estatística do país. O Governo deveria tomar providências pra ontem sobre isso.

Continua na postagem abaixo:

Relação Entre Pais e Ensino Sem Qualidade

A falta de acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos também ajudam a piorar a educação. Eu não estou falando dos pais não ajudarem os filhos na lição de casa(pois sou contra a lição de casa, porque lugar de criança e adolescente aprender matérias escolares é perto do professor, para que possam tirar suas duvidas na hora, não esquecendo assim de nem uma pergunta que queiram fazer, porque de um dia para o outro você pode deixar passar algumas perguntas, e também porque muitos pais são analfabetos ou semi-analfabetos, e não vão conseguir ensinar em casa o que o aluno deveria aprender na escola, e mesmo os alfabetizados não poderão tirar todas as dúvidas dos filhos, pois não tem domínio de todas as matérias escolares e, mesmo se tivessem domínio de todas as matérias, também teriam que ter didática para que o filho tenha uma boa aprendizagem, pois não basta saber só para si, tem que saber ensinar também, e nem todo mundo sabe e/ou tem paciência para ensinar, saber ensinar é qualidade de um bom professor), mas o acompanhamento que eu falo que os pais devem ter na vida escolar dos filhos é; acompanhá-los diariamente na escola para saber se eles estão prestando atenção na aula, fazendo as tarefas que o professor passa na sala de aula, respeitando o professor, e caso os filhos não estejam corretos escolarmente, os pais devem tomar uma atitude com relação a isso, afinal de contas, o comportamento dos filhos e os seus princípios são obrigação dos pais ensinar, da família, e não dos professores, até porque os professores não tem tal autoridade sobre o aluno para ensinar-lhes os valores de um ser humano, quem tem autoridade suficiente para isso, e tem o respeito da criança e adolescente o suficiente para ser obedecido (pelo menos deveria ter) são os pais.

Continua na postagem abaixo:

Conclusão

Esses são os principais pontos que eu vejo para uma péssima educação pública no Brasil, pontos que precisam ser mudados urgentemente, principalmente os com relação aos professores ruins e professores sem o dom do ensino (didática), e com relação a política educacional do país, a primeira medida a ser tomada é a forma de contratação dos professores, não deveria apenas ter uma prova e, aquele que sabe mais a matéria e responder mais perguntas certas passa no concurso e assume o cargo de professor, deveria sim testar o conhecimento do professor, mas somente o conhecimento da matéria que ele pretende dar aula (e óbvio que o português do professor também deve ser testado, pois ele não pode escrever errado para o aluno, mas ele não precisa saber todas as regras do português, só precisa saber escrever certo, a não ser que seja professor de português), e deve se testar também a didática do professor, ou como eu prefiro chamar, o dom de ensinar, para que não tenha mais professores que dão sono para os alunos ao invés de conhecimento. E lógico que o Governo tem que aumentar urgentemente o salário dos professores também, pois estes fazem um dos trabalhos que o homem mais precisa, o trabalho de transmitir conhecimento, para que esse homem ensinado possa ser um bom empregado, um empresário de sucesso, um bom político (que não seja corrupto por favor), e até o presidente da república, por isso vamos valorizar melhor os professores, temos que dar um salário digno a eles, pois a infração aumenta, os preços vão lá pra cima, o salário mínimo aumenta, só o salário dos professores que não. Um professor de escola particular ganha em média 2.500 por mês, que os professores públicos ganhem pelo menos o mesmo salário, e se a infração subir, suba o salário também.
Mudemos a educação de nosso país, cobremos do Governo medidas urgentes, pois nós temos o direito de cobrar graças a Deus. No Brasil não tem que ser mudado só o ensino público, mas o privado também. Todo mundo sabe que as escolas particulares do Brasil são melhores que as públicas, mas a maioria talvez não saiba que as escolas particulares daqui (vejam, não estou falando de escolas particulares da classe média, mas sim do top de linha, as escolas particulares dos ricos, milionários e poderosos) se comparadas com escolas particulares da Europa, perdem em aprendizagem dos alunos, no exterior os alunos aprendem mais. Cobremos mudanças na educação de nosso país, não só na educação, mas também com relação à saúde (pois a classe média tem que pagar imposto da saúde para o governo, e pagar planos de saúdes particulares para poderem ter direito a uma saúde descente), segurança e corrupção. Mudanças já, e pra melhor.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Deus é amor e também é justo e juiz!

O colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat, disse em seu Blog (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/) que o evangélico Pat Robertson tem uma explicação para o que acontece no Haiti. Segundo o colunista, Robertson disse: Um dos países mais miseráveis do mundo, com uma história ininterrupta de privações, violência e instabilidade política, o Haiti estaria pagando por um pacto que fez com o Diabo em 1804, quando pediu sua ajuda para expulsar os colonizadores franceses e tornar-se uma república.

Desde então, os haitianos viveriam sob uma maldição. O terremoto, segundo Pat Robertson, é apenas o castigo mais recente. Mas o religioso pediu a seus fiéis que rezassem pelos haitianos. E, presumivelmente, pedissem a Deus que esquecesse velhos ressentimentos e lhes desse uma folga.

E o colunista disse também duas coisas que me chamaram a atenção:

Se o Diabo ajudou mesmo os haitianos contra os franceses foi por uma causa nobre. O Haiti foi o primeiro país do mundo a abolir a escravidão, dando um exemplo que custou a ser seguido pelos outros.

O Deus vingativo de Pat Robertson certamente não era o Deus de Zilda Arns, que morreu no Haiti trabalhando pela causa da sua vida, a ajuda aos pobres e, principalmente, às crianças. O seu era um Deus solidário. Infelizmente, pouca gente no mundo está disposta a fazer um pacto como o que Zilda Arns fez com este outro Deus. Ela sobreviverá como um exemplo e uma inspiração.

Primeiramente, o diabo não se interessa em fazer nem uma causa nobre, ele mente, engana e mata, e quando “ajuda” alguém é só para que essa pessoa fique longe de Deus, e se possível ele à mata para arrastá-la para o lago de fogo que foi preparado para ele. O diabo não faz caridade, ele quer ver a desgraça na vida das pessoas.

Segunda coisa; não existe um Deus para um, e outro Deus para outro, Deus é um só, e a ele está reservado o direito de vingar. Deus é justo, e não tolera injustiça, e para quem não sabe, o salário do pecado é a morte, e aos pecadores que não forem justificados em Cristo Jesus, só lhes restam o lago de fogo que foi preparado para o diabo e seus anjos.

Em 1ª Samuel, capitulo 15, Deus disse a Saul que gastigaria Amaleque (Amaleque é uma cidade) pelo que fez a Israel, e manda Saul ferir a Amaleque, e destruir tudo o que tiver, não lhes poupando nada, e matando homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. Deus também destruiu Sodoma e Gomorra. O que me dizem, será que Deus foi injusto fazendo isso? Deus é justo e sempre será, e por ser justo Ele pune a injustiça. Qual homem nesse mundo não é pecador? Nem um! Se Deus não nos der a sua graça, e nós não nos arrependermos dos nossos pecados, então o que nos resta é o lago de fogo, o que vai ser pior do que o que aconteceu à Sodoma e Gomorra. Mas Deus é amor, e ele da a sua graça para os eleitos, e nós pela sua graça nos arrependemos dos nossos pecados e, viveremos eternamente com Deus.

Espero que o colunista Ricardo Noblat tome conhecimento de verdade do que está escrevendo, se arrependa, não só do que escreveu, mas também de todos os seus pecados e, viva eternamente com Deus. Caso contrário, o juízo de Deus chegará a ele, e ele não sendo justificado em Cristo Jesus, será condenado pelos seus próprios pecados.

Só para que alguns não saiam dizendo que se Deus é amor, por que então ele vai mandar várias pessoas para o lago de fogo? Simples, Deus é amor, mas também é justo, e sendo justo, mesmo não se alegrando com os homens indo para o lago de fogo, ele vai mandar vários para lá, mas os que irão para lá, irão por causa de seus pecados, afinal de contas, um pecado só já basta para você ir para o lago de fogo, e quantos pecados os homens cometem em um dia só? Lembrando que todos podemos pecar por ação, omissão e, até por pensamentos. Temos que dar graças à Deus por mandar Cristo para pagar pelos nossos pecados, se não nós estaríamos condenados.

Em nome de Jesus te dou graças Senhor Deus.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Censura: Mosnstro ou Anjo?







Hoje eu vi na TV Globo uma propaganda falando sobre o monstro da censura, mas será que a censura é mesmo um monstro?

Dizem que tudo em excesso faz mal, talvez nem tudo, pois toda a regra tem exceção, mas eu acredito que as maiorias das coisas neste mundo fazem mal em excesso, e para mim uma delas é a censura. Hora, se a censura é muito repressora, impede de mostrar os pensamentos das pessoas (pensamentos que não levam ao mal), e luta para calar o povo, e para proteger os poderosos ou quem quer que sejam, mesmo que estes estejam errados, essa é uma censura má. Mas por outro lado, a censura pode ser boa. Programas de TV como C.S.I. podem até ser legais, mas ajudam os bandidos a deixar menos evidencias ou nem uma evidencia na cena do crime, e isso dificulta o trabalho da polícia, e por conseqüência teremos menos bandidos nas cadeias e mais bandidos nas ruas. Filmes que exaltam os bandidos, que colocam eles como “heróis”, que mostram homens bandidos se relacionando com várias mulheres bonitas, com as “misses universos” dando mole para eles, cheios de dinheiro e pessoas aos seus redores os admirando (sabendo ou não que eles são bandidos), mulheres bandidas, fortes e sedutoras, que tem vários homens aos seus pés, enfim, pessoas que tem “poder em suas mãos”. Hora, todos sabem que os homens (pelo menos a maioria) querem ter relações sexuais com uma mulher bonita (e vários querem ter com várias mulheres bonitas), e várias mulheres querem ser inteligentes, sedutoras, e todos também sabem que os seres humanos querem ser respeitados, admirados, ricos, poderosos e felizes (creio que todos queiram pelo menos duas dessas coisas, felicidade e respeito, e que a maioria queira tudo isso), quem não quer essas coisas? O que alguns filmes e seriados mostram é, que se você for bandido você vai conseguir todas essas coisas de maneira rápida e fácil, e não de maneira demorada, difícil, ao custo de muito sofrimento, ou seja, com muito trabalho, como acontece na realidade. Uma coisa que me deixa intrigado é que, alguns filmes conseguem até passar uma imagem de “bonzinho” para o bandido, sem falar nos adultérios, e em como desmanchar um casamento que vários programas de TV promovem. Hora, se homens feitos podem até ser susceptíveis a esse tipo de coisa (mas quem está com Deus não se influencia com isso), quem dirá uma criança ou adolescente que ainda precisa de conselhos de terceiros para formar o seu caráter (normalmente os pais dão esses conselhos, mas a TV também dá), e a idéia que recebem de alguns programas de TV é a de que ser bandido e adulterar é muito “bom”, com esses conselhos, o que essas crianças e adolescentes serão quando terminarem seus crescimentos e formarem de uma fez por todas o caráter? Será que vão ser homens de bem, ou só mais alguns bandidos? Só lembrando a vocês que bandido não é só ladrão de banco ou assaltante de rua, para mim sonegadores de impostos, políticos corruptos (corrupto é um termo usado para aliviar o significado da palavra ladrão), estelionatários, ou qualquer um que desrespeitam as leis dos homens ( excluindo as leis dos homens que contrariam as leis de Deus), todos estes são bandidos!

A Bíblia diz que se ensinarmos a criança a andar no caminho do Senhor, ela até quando for velha não se desviará dele (lógico que não deve estar escrito exatamente assim na Bíblia, mas é alguma coisa assim que a Bíblia diz), então criemos nossos filhos nesse caminho, assim melhoraremos não só a vida deles, mas também a sociedade.

Resumindo; censura em excesso faz mal, mas a falta de censura também faz, tem que haver um equilíbrio.

Fora a censura que reprime o povo e protege mal feitores, mas digam sim a censura que nos ajuda a viver sem violência, inimizades e sem casamentos destruídos. Nós temos que aprender a dosar as coisas, pois também tem filmes que falam
de bandidos, mas mostram que eles são maus e que a vida deles sempre
acaba mal, tem um equilibrio muito delicado do que se pode
mostrar e do que não se pode, O filme Velozes e Furiosos por exemplo, eu assisti ele, curti muito, mas esse é um filme que motiva a nossa juventude a fazer rachas na rua, e esses rachas podem ocasionar um acidente e deixar uma pessoa que não tem nada a ver com isso
paraplégica . Pensemos sobre isso!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Casamento: Amor ou fim de ralacionamento?




Quando uma pessoa pede você em casamento, o que passa

pela sua cabeça na hora? Alguma coisa como, esse é o começo de um lindo convivio? Ou talvez, que pena, eu estava gostando, mas ja vi que infelizmente o nosso relacionamento vai acabar graças ao casamento?


Hoje em dia os casamentos estão durando pouco tempo. Por que isso acontece?

O que falta hoje em dia chamasse amor e respeito, amor e respeito a si e ao próximo. Hora, sem amor como pode haver respeito? E sem respeito como pode haver amor? E sem essas coisas como pode haver casamento?


Neste século, o culto à beleza e o culto à si mesmo está acabando com as pessoas, e com os casamentos. As pessoas colocam elas mesmas em primeiro lugar, e esquecem do próximo, esquecem de seus posicionamentos de cônjuge. O que eu vejo é uma inversão de valores, homens que não assumem suas posições como “homens”, mulheres que querem ocupar o lugar dos homens ( com a ajuda do movimento feminista isso cresceu). Hora, um time de futebol só alcança a vitória quando cada jogador sabe o seu lugar dentro de campo, e desempenha o seu papel no grupo corretamente, no casamento é a mesma coisa. Como um casamento vai dar certo se os homens e as mulheres não tomam as suas devidas posições? A Bíblia ensina como o marido e a esposa devem se portar. Em Efésios 5.22 até o 33 fala sobre isso, do versículo 22 ao 25 diz:

22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. E no versículo 28 diz:

Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Em Colossenses 3.18 -19 fala; 18 Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. 19 Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.


Os conselhos que eu dou para as pessoas, são estes, não procurem pessoas diferentes de você para casar, e sim pessoas que tem muito a ver com você, afinal de contas, os opostos se atraem, mas os iguais se completam, e o conselho principal é o que está escrito em Mateus 22.37 ao 40:

37 Respondeu-lhe Jesus:

Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 O segundo, semelhante a este, é:

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.